Dicas para quem gosta de design e arquitetura

Hoje recebi um convite da Bauhaus para as comemorações dos seus 100 anos de existência e juntamente com o DTZ estão divulgando uma série de eventos comemorativos esse ano. Que inicia agora em janeiro de 16 a 24, com um festival na academia de artes de Berlim. Performance, concertos, instalações, teatro, dança, workshops e palestra compõe a programação. Além da inauguração de dois museus nas cidades de Weimar e Dessau. É um “grand tour “ do modernismo que englobará 100 localidades em todo país.

A Bauhaus foi fundada em 01/04/1919 pelo alemão Walter Gropius e esteve activa durante a República de Weimar (1919-1933), tendo sido encerrada pelo regime nazi. Para evitar a perseguição que se adivinhava com a chegada de Hitler ao poder, vários dos arquitectos, artistas e académicos a ela associados, como Josef Albers e o próprio Gropius, emigraram para os Estados Unidos, onde continuaram a dar aulas. Apesar de apenas ter funcionado durante 14 anos, esta escola onde conviveram figuras como os pintores Paul Klee e Wassily Kandinsky e o arquitecto Mies van der Rohe, continua a ser um marco na história da arte e da arquitectura do século XX , considerada uma das mais arrojadas escolas de arte, design e arquitectura de sempre, e completa o seu centenário.

Se estiver na Alemanha, vale uma passada obrigatória no circuito das cidades Bauhaus, como Weimar, Dessau, Bernau e Berlim.onde encontrará monumentos arquitetônicos e legados dessa escola e é claro comemorações.

Nesse roteiro pelo legado de Bauhaus vale destacar o protagonismo de Weimar, a cidade-berço da escola de arte e design, que também é notável por estar entrelaçada a outros nomes das artes e da cultura mundial, como os escritores Goethe e Schiller, o filósofo Nietzsche e os músicos Bach e Lizt. Não por acaso Weimar é conhecida como ‘cidade dos clássicos e dos grandes intelectuais’.

Dessau, por sua vez, é endereço do primeiro jardim inglês na Europa continental, que foi criado no século 18. Distribuído em uma área de 140 quilômetros quadrados, abriga um castelo (o de Wörlitz, construído entre 1769 e 1773), mais de 100 monumentos arquitetônicos de todos os portes e extensos parques de diversas formações emoldurados pela paisagem dos Rios Elba e Mulde.

É claro Berlim onde as comemorações começaram agora dia 16. Então malas prontas, Gute Reise und auf Wiedersehen.

Sem comentários

    Assine nossa Newsletter

    Assine nossa Newsletter

    Receba conteúdos exclusivos.

    Obrigado!

    × Vamos conversar