Mês de dezembro na Japan House São Paulo: Programação para todos os públicos

Época de férias escolares, além das exposições em cartaz – A Light Un Light, sobre o vestuário do futuro e Dimensão, sobre tecnologia na arte -, o mês de dezembro tem programação intensa no centro cultural, incluindo visitas guiadas às mostras vigentes, bate papo sobre o mais novo livro do escritor japonês Haruki Murakami e a última sessão do ciclo Chawan Project

O final do ano chegou e a JAPAN HOUSE São Paulo preparou para o mês de dezembro um calendário repleto de atividades para animar as férias escolares. A programação destaca diferentes vertentes do Japão contemporâneo, como a moda, as artes, a cerâmica e literatura, por meio de visitas guiadas, atividades imersivas, lançamento de livro e atividade que encerra o ciclo Chawan Project. Além deste calendário, estão em cartaz até 06 de janeiro de 2019, as mostras A Light Un Light, sobre o vestuário do futuro e Dimensão, sobre tecnologia na arte.

Aberta ao público há menos de um mês, A Light Un Light aborda o universo da moda japonesa com a proposta de despertar o público para o vestuário do futuro, por meio de itens criados pelo designer japonês Kunihiko Morinaga que, em uma combinação perfeita entre alta tecnologia e inspirações em elementos simples ou pequenos detalhes, surpreende pela inovação em suas criações. Quando vista a olhos nus, a exposição é uma e, outra completamente diferente, quando observada com flashes fotográficos e luz UV.

Nos dias 04, 11 e 18 de dezembro, estão programadas visitas guiadas pela mostra com três sessões em cada uma das datas, às 11h, 15h30 e 19h. Uma excelente oportunidade para conhecer sobre os avanços da ciência e tecnologia e os impactos na elaboração de tecidos e designs únicos de vestuário. Confira a seguir outros destaques da programação:

+ Mergulhe em outros universos: Exposição DIMENSÃO + ATIVIDADES ESPECIAIS

Inspirada pela cena jovem e pulsante da cidade de Tóquio, a JAPAN HOUSE São Paulo revela a mostra Dimensão, do duo NONOTAK, que propõe a quebra entre as fronteiras das artes visuais e da arquitetura. São três instalações imersivas e sensoriais, que ficam em cartaz até 06 de janeiro de 2019, no térreo do centro cultural. As obras alteram a perspectiva espacial dos visitantes e apresentam uma nova relação entre arte, som, tecnologia e público por meio de uma linguagem dinâmica e sensorial.

Explorando as instalações imersivas da exposição, nos dias 04, 11 e 18, às 20h, acontece uma série de atividades que propõem experimentações sensoriais e reflexões acerca dos objetivos da tecnologia e suas implicações. Para os dias 06, 13, 20 e 27, estão programadas visitas guiadas pela mostra, com três sessões em cada uma das datas, às 11h, 15h30 e 19h.

Ainda com foco nas luzes e voltados para consciência ambiental e sustentabilidade, dia 08 de dezembro, às 10h30, acontece o workshop “Construção de lampião solar”, promovido pela organização Litro de Luz Brasil. A ideia é que os participantes aprendam a construir lampiões, feitos a partir de garrafas pet abastecidas com água e alvejante. A atividade integra o movimento global “Liter of Light”, iniciado no ano de 2011, nas Filipinas, para solucionar a falta de luz dentro das residências. A atividade se contrapõe positivamente à explosão de luzes e tecnologia da visita guiada pela exposição Dimensão.

+ Entenda a filosofia por trás da milenar arte japonesa da cerâmica: CHAWAN PROJECT

Já no dia 18 de dezembro (às 19h), acontece o encerramento do ciclo de palestras e atividades Chawan Project, sob a curadoria da renomada ceramista Hideko Honma. Neste dia, acontece uma mesa-redonda com a participação de todos os palestrantes (prof. Kenichiro Hayashi – Centro de Chado Urasenke do Brasil; e os ceramistas: Akinori Nakatani, Kenjiro Ikoma, Kimi Nii, Shugo Izumi e Mitsue Yuba) com a mediação do curador e administrador cultural Jo Takahashi e convidados. Em japonês, a palavra chawan significa “existe todo um universo” e guarda uma tradição milenar, mas no ocidente é reduzido por tigela.

+ Conheça mais da literatura contemporânea japonesa: Uma conversa sobre Haruki Murakami e seu novo livro “O assassinato do comendador – Vol 1”

Destacando a literatura nipônica contemporânea, dia 06 de dezembro, às 19h, acontece um bate-papo sobre a obra do autor Haruki Murakami, que lança a versão em português de “O assassinato do comendador – Vol 1”, seu primeiro romance após o sucesso de 1Q84. O evento trará para o público um debate entre a tradutora do livro, Rita Kohl, e os especialistas em literatura Marcia Namekata, Vanessa Higashi e João Anzanello Carrascoza. Murakami é considerado um dos autores mais importantes da atualidade no Japão. Sua obra foi traduzida para mais de quarenta idiomas e recebeu importantes prêmios, como o Yomiuri — que já foi concedido a autores como Yukio Mishima, Kenzaburo Oe e Kobo Abe — e o Franz Kafka Prize. Este evento é realizado pela Alfaguara e Companhia das Letras com a colaboração da JAPAN HOUSE São Paulo.

Exposição A Light Un Light

De 06 de novembro a 06 de janeiro 2019

Entrada gratuira

Segundo Piso

Visitas Guiadas – Exposição A Light Un Light Quando: 04, 11, 18 de dezembro, às 11h, 15h30 e 19h

Entrada gratuita

Participação livre

Exposição Dimensão

De 02 de outubro a 06 de janeiro 2019

Entrada gratuita

Térreo

Atividades Especiais: “Dimensão – Experiências Sensoriais”

Quando: 04, 11 e 18 de dezembro, às 20hEntrada gratuita

Senhas disponíveis para retirada na recepção uma hora antes da atividade

Visitas Guiadas – Exposição Dimensão

Quando: 04, 11 e 18 de dezembro, às 11h, 15h30 e 19h

Entrada gratuita

Participação Livre

Workshop “Construção de lampião solar” – Exposição Dimensão

Quando: 08 de dezembro, às 10h30

Entrada Gratuita

Senhas disponíveis para retirada na recepção 30 minutos antes da atividade

CHAWAN PROJECT 2018

Quando: 18 de dezembro de 2018, às 19h

Entrada gratuita

Senhas disponíveis para retirada na recepção uma hora antes da atividade

Uma conversa sobre Haruki Murakami e seu novo livro “O assassinato do comendador – Vol 1”

Quando: 06 de dezembro, às 19h

Entrada gratuita

Senhas disponíveis para retirada na recepção uma hora antes da atividade

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Confira a programação no: www.facebook.com/JapanHouseSP/

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão de visitantes.

Informações para a Imprensa

Suporte Comunicação | Tel: (11) 3035-3070

Fidel Forato: fforato@suportecomunicacao.com.br | ramal 108

JAPAN HOUSE São Paulo

Fernanda Araujo: fernanda.araujo@jhsp.com.br | (11) 94543-2079

Mayumi Orimoto: mayumi.orimoto@jhsp.com.br | (11) 94543-3624

Sem comentários

    Assine nossa Newsletter

    Assine nossa Newsletter

    Receba conteúdos exclusivos.

    Obrigado!

    Vamos conversar